Página Inicial LOCALIZAÇÃO CONTATO
MÉTODOS

Voltar ao indice de Métodos

Seis Sigma

O que é Seis Sigma

Seis Sigma - o que significa?

Em muitas organizações Seis Sigma significa simplesmente uma medida de “qualidade”para algo que se encontra próximo da perfeição. Seis Sigma é uma abordagem orientada a dados e metodologia para a eliminação de defeitos (através da análise de seis desvios padrão entre a média eo limite mais próximo da especificação) em qualquer processo - desde a fabricação de um produtoaté uma transação ou serviço.

A representação estatística do Seis Sigma descreve quantitativamente como um processo está sendo executado. Para alcançar o Seis Sigma, um processo não deve produzir mais do que 3,4 defeitos por milhão de oportunidades (ciclos, unidades ou repetições). Para o Six Sigma, defeito é definido como qualquer coisa fora das especificações do cliente. Para o Six Sigma oportunidade é, então, a quantidade total de chances de um defeito. O Sigma (Σ) de um processo pode ser facilmente calculado utilizando à calculadora Seis Sigma. O Sigma ou “Σ” é a décima oitava letra do alfabeto grego e é usada na matemática, como símbolo de um somatório (somas definidas em alguma sequência, como uma progressão aritmética), ou de variáveis estatísticas.

O objetivo fundamental da metodologia Seis Sigma é a implementação de uma estratégia baseada numa medição que se concentra na melhoria de processos e redução de variação através da aplicação de projetos de melhoria Seis Sigma. Isto é conseguido através do uso de duas metodologias: DMAIC e DMADV. O Seis Sigma processo DMAIC (definir, medir, analisar, melhorar, controlar) é um sistema de melhoria de processos existentes que analise oportunidades abaixo da especificação focando para a melhoria incremental. A metodologia DMADV (definir, medir, analisar, projetar, verificar) é um sistema de melhoria usado para desenvolver novos processos ou produtos em níveis de qualidade Seis Sigma. Também pode ser utilizado se um processo corrente requer mais do que apenas a melhoria incremental. Ambos os processos Six Sigma são executados por Green-Belts ou Black-Belts.

A General Electric, uma das empresas mais bem sucedidas na aplicação do Seis Sigma, estimou benefícios da ordem de US $ 10 bilhões durante os cinco primeiros anos de implementação. A GE começou a utilizar o Six Sigma em 1995, após a Motorola ea Allied Signal abrirem caminho para o Seis Sigma. Desde então, milhares de empresas ao redor do mundo descobriram os benefícios de longo alcance do Seis Sigma.

Desenvolvimento Profissional e Inteligência em Negócios
Desenvolvido por: Circuito Virtual
Campinas: (19) 99789-3550